terça-feira, 26 de julho de 2011

Transitando no Acostamento



Caros amigos,

Em qualquer rodovia brasileira que esteja congestionada ou até mesmo com pequenas retenções, muito possivelmente você já viu ou verá a circulação de veículos nos acostamentos. Os acostamentos das rodovias são destinados à imobilização dos veículos quando apresentarem defeitos ou para a circulação de pedestres e de veículos não motorizados quando não houver locais adequados para essa circulação específica. Por esse motivo, a utilização dos acostamentos requer uma série de cuidados, uma vez que as conseqüências podem trazer sérios riscos à segurança do trânsito!

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece em seu Art. 193 como infração gravíssima com agravamento em 3 vezes no valor da multa para o condutor que transitar pelos acostamentos, a multa é de R$ 574,62. Porém é importante salientar que a mesma previsão legal descrita, aplica-se para transitar em ciclovias, passarelas, canteiros centrais, calçadas, entre outros.

carlao.transito@gmail.com


4 comentários:

  1. Olá Carlos,
    Estamos com você nesta luta!

    http://www.inteliportal.com.br/Campanha-Acostamento-Nao.aspx

    ResponderExcluir
  2. Ola, gostaria de saber no meu caso, estou errado e vou pagar a multa como aprendizado e não cometer mais esta infração, más, gostaria de saber se vou ter os 7 pontos e corro o risco de ficar sem a habilitação?

    ResponderExcluir