quarta-feira, 17 de março de 2010

Marcas de canalização


Transitar sobre essa pintura, chamada por alguns de "zebrado" ou "sargento", mas que tecnicamente chama-se de marcas de canalização, rende ao condutor infrator, 7 pontos no seu prontuário além da penalidade de multa descrita no CTB:
Art. 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa (três vezes) - R$ 574,62.

17 comentários:

  1. no meu caso mesmo eu deixei minha moto estacionada com outras motos mas deixei o guidon destravado caso as outras motos fosse sairem na hora que eu cheguei no local minha moto tava sendo notificada pq outra pessoa colocou obviamente para tirar a dela como devo recorer a isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem difícil amigo, pois não há como o agente saber que sua moto foi deslocada por outra pessoa e não deixada daquela forma por você mesmo.

      Excluir
  2. Olá, Tive de passar por cima de uma dessas, pois os dois veiculos a minha frente haviam colidido.
    Tinha um Guarda mais atraz do meu veiculo, ele viu que ouve a colisão e os dois motoristas sairam de seus veiculos para brigar. Eu manobrei meu veiculo e me retirei do local. Agora recebi a multa. Poxa será que não há bom senso neste caso? Dorival 9.7667-0447 - ddmoura@terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou vendo a imagem que você me mandou por email e respondo por lá.

    ResponderExcluir
  4. Carlos,
    Por favor, uma orientação recebi a notificação dessa infração, mas não fui abordado pelo agente e no trajeto não existem essas marcações, o que devo fazer para recorrer?
    Desde já agradeço.
    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se no trajeto não existia essa marcação, recorra e solicito na instância que você recorrer que seja feita diligência para assegurar que não a sinalização pertinente.

      Excluir
  5. Bom dia,

    Neste caso a faixa de canalização tem uma pequena expessura e se passou por cima, que não recordo, foi algo mínimo. Tem como argumentar alguma coisa?

    Obrigado desde já.

    Lázaro

    Segue imagem do local pelo google maps

    https://maps.google.com.br/maps?saddr=Avenida+Cardeal+Eug%C3%AAnio+Pacelli,+1341,+Contagem+-+Minas+Gerais&hl=pt&ie=UTF8&ll=-19.954383,-44.021906&spn=0.001672,0.00284&sll=-23.588964,-46.654633&sspn=0.006784,0.011362&oq=cardeal+eugenio+pacelli,+1341&mra=ls&t=m&z=19&layer=c&cbll=-19.954266,-44.022086&panoid=oJnAtAsBYEFlWKpG_6KFrw&cbp=12,244.93,,1,7.21

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo na imagem, marca de canalizado alguma. Art. 90 no recurso com imagem anexa e pedido de diligência.

      Excluir
  6. Boa tarde,

    Estou para receber uma multa que diz assim, visto pelo site:

    Orgão Atuador: PREF. DE: BA - SALVADOR
    Descrição: TRANS C/VEIC EM DIV PISTA
    Local: AV. PRESIDENTE COSTA E SILVA -
    Data: 14/10/2013
    Status: AI
    Valor: 574,61

    TRANS C/VEIC EM DIV PISTA é o mesmo que transitar em faixa exclusiva para ônibus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo, absolutamente. Divisor de pistas é a que separam faixas de transito.

      Excluir
  7. Carlos, bom dia! Recebi a penalidade de marcas de canalização, mas sem foto. Tenho chances do meu recurso ser provido? Obrigada. Camila

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Recebi a penalidade de (transitou pela marca de canalização da marginal na desincorporação da principal) sem fotos! O policial rodoviario estava na br e atendendo uma ocorrencia de colisão de transito, transitei pela faixa de canalização, pois os veículos em minha frente pararam e desviei sobre a mesma mas logo voltei para a pista mesmo assim o PRF me deu a multa como posso recorrer?

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia
    Também fui penalizada por transitar com o veículo em divisores de pista de rolamento, marca de canalização, e não tem foto, posso recorrer?

    ResponderExcluir
  10. Oi, fui notificado por passar por uma marca de canalização, acontece que havia um veiculo em pane na única faixa disponível, eu , assim como outros condutores , não tive outra alternativa.Acontece que um veiculo da autarquia vinha descendo o viaduto e me notificou. Acredito que eles o fizeram como vingança pelo fato de eu ter dado o sinal e ter passado na frente deles. Só tenho minhas palavras como justificativa ,pois n imaginaria tamanha falta de bom senso. será que tem jeito no recurso. seteclave@ig.com.br

    ResponderExcluir
  11. Carlos,boa noite! hoje pela tarde passei por cima de uma divisão de pista
    e a PRF estava atrás de mim.neste caso a multa é de quanto?
    agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Carlos. Eu posso receber uma multa por transitar sobre faixa zebrada que esta totalmente apagada? No meu caso, eu estava parado em uma rotatória aguardando o fluxo, quando avistei no retrovisor um caminhão vindo em minha direção, e para evitar a colisão, manobrei o carro para à direita onde avia a suposta faixa. Mesmo assim a roda do caminhão ralou minha lateral traseira, e a seguradora do caminhão se recusou a pagar pelo prejuízo, alegando que eu estava errado ao estar parado sobre a tal faixa zebrada. Tenho fotos do local e realmente estava totalmente apagada. Nesse caso o Art. 90 do CTB está ao meu favor? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida amigo. Solicite quando fizer o recurso que seja feita diligência ao local para constatar insuficiência da sinalização.

      Excluir